Feira Medieval de Vila Viçosa (24 a 26 de Maio de 2013)



Vila Viçosa é um lugar, talvez único, onde se pode sentir e viver a História de Portugal. Por isso Vila Viçosa - o lugar das histórias da História - prepara-se para, nos próximos dias 24, 25 e 26 de Maio, retroceder no tempo através da realização da segunda Feira Medieval.
O passado histórico, o património edificado e monumental, o património histórico, cultural, religioso e humano, tornam esta terra num local privilegiado e único na região alentejana.
Naturalmente que toda esta herança dos nossos antepassados exige a organização de eventos que permitam a todos - nascidos e residentes neste Concelho, mas também a todos os que nos visitem - a possibilidade de reviver alguns períodos marcantes para a construção da nossa identidade.
Depois do sucesso alcançado com a realização da primeira edição da Feira Medieval em 2012 (que, apesar da chuva, contou com a visita de várias centenas de pessoas oriundas de vários pontos do País mas também com inúmeros espanhóis de localidades vizinhas), a Câmara Municipal de Vila Viçosa promove, com a Companhia de Teatro VIVARTE, a segunda edição de um evento de enorme relevância para o desenvolvimento de um sector vital na actualidade, o turismo.
Esta segunda edição da Feira Medieval de Vila Viçosa é dedicada ao tema “3 jornadas – 3 reinados”, numa viagem que começa com D. João II, nos primórdios da epopeia trágico-marítima, com os preparativos para as grandes descobertas de além-mar. Seguindo-se o curso da história pelo reinado de D. João III, com a consolidação territorial das descobertas e os aportes económico-culturais para a Europa. E, por fim, com D. João IV assiste-se à restauração da independência portuguesa e a ascensão da Casa de Bragança.
Ao longo destes três dias as ruas e o castelo de Vila Viçosa são o palco privilegiado para a recriação de inúmeros momentos históricos, com cortejos régios, apresentações de armas, danças, acrobacias e, entre outros, espectáculos de malabares.
Também durante os dias da Feira Medieval o público terá a oportunidade de, trajados a rigor com vestes da época medieval, viver a experiência de uma ceia ou almoço medieval, num momento que representa uma verdadeira viagem rumo à descoberta dos sabores medievais servidos em utensílios que reproduzem os utilizadas na época.
Visitar Vila Viçosa nos dias de Feira Medieval representa, sem dúvida, uma verdadeira viagem no tempo e na história. 

Grupos de Animação Musical:
  • Cornalusa 

Programa

24 de Maio - Sexta

Feira Quatrocentista (D. João II) – Os primórdios da epopeia tragico-marítima e os preparativos para as grandes descobertas de além-mar 

18.00h – Cortejo de abertura com o Príncipe D. João II regressando da conquista definitiva de Arzila onde foi armado cavaleiro pelo seu próprio pai, El-Rei D. Afonso V.
19.00h – Por abdicação do monarca, o jovem Príncipe torna-se regente do Reino e é aclamado pelo povo. Notícias de que alguns fidalgos opositores à política de centralização do monarca são afastados ou eliminados.
20.00h – Comeres e beberes com sabores alentejanos nas tabernas da Praça. D. Nuno.
21.00h – Danças, folguedos e apresentação de armas pelos calipolenses.
22.00h – D. João II envia Bartolomeu Dias por mar com a missão de contornar a costa africana enquanto a coragem e as forças lhe permitirem e envia Pêro da Covilhã, por terra, em demanda do Reino de Prestes João.
23.00h – Espectáculo de Malabares de fogo sobre o anunciado esposamento do Príncipe herdeiro com a Infanta Isabel de Castela.

25 de Maio - Sábado 



Feira Quinhentista (D. João III) – A consolidação territorial das descobertas e os aportes económico-culturais para a Europa

15.00h – Cortejo régio com El-Rei D. João III.

16.00h – Anúncio do tratado de Saragoça em que Portugal negoceia as Molucas com Espanha, adquirindo contudo novas colónias na Ásia - Chalé, Diu, Bombaim, Baçaim e Macau. (Praça da República)

17.00h – Anúncio da chegada dos portugueses ao Japão em 1543 e do que aí se passou.

18.00h – São despachados os capitães donatários para o Brasil com cargos hereditários e a missão de defenderem as costas da terra de Vera Cruz das investidas piratas.

19.00h – Danças e folguedos com acrobacias e outras artes.

20.00h – Comeres saborosos e beberes sequiosos nas tabernas da Praça de D. Nuno.

21.00h – D. João III manda que se autorize a Inquisição no reino de Portugal.

22.00h Auto de fé em que alguns heréticos e cristãos novos são julgados e condenados.

23.00h – Com a morte de D. João III, tendo-lhe já morrido os 10 filhos que gerou, é anunciado o seu neto como herdeiro da Coroa Portuguesa e com tudo aquilo que se passou a seguir.

24.00h – Arruada de encerramento.

 
26 de Maio - Domingo



Feira Seiscentista (D. João IV) – A restauração da monarquia portuguesa e a ascensão da Casa de Bragança

13.00h – Temperos e petiscos nas tabernas e nas locandas

14.00h – Arruada de tambores pelas ruas de Vila Viçosa e anúncio da Revolução de 1640 com louvor aos 40 conjurados

15.00h –A aclamação pública de D. João IV de Portugal no terreiro do Paço de Vila Viçosa

Leitura do levantamento d’ El-Rei
Entoação do cântico Te Deum
Arcabuzeiros e espingardeiros prestam homenagem com uma salva de tiros

16.00h - Arregimentação de voluntários para incorporarem o Terço de defesa das Linhas da Raia; Treino de Piqueiros; Experimentação de armas de fogo.

17.00h – Leilão de um lote de escravos da Guiné Venda de escravos e seu assentamento no livro da Fazenda pelo Tabelião e cobrança das taxas e dízimas. Os tratos deste comércio e as contestações dos “iluminados”.

18.00h – Encerramento dos festejos e lavagem dos cestos e almotolias.


Entrada Livre
Localização: Conceição, Vila Viçosa 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...